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ALIMENTAÇÃO E INSÔNIA

A insônia é comum para algumas pessoas. A alimentação pode contribuir para a melhora deste mal. Alguns alimentos podem ajudar na hora de dormir, bem como alguns hábitos podem induzir uma noite de sono mais tranqüila. Observe as sugestões abaixo:

 

* Leite morno pode ajudar a relaxar o sistema nervoso e induzir a sonolência, por ser rico em triptofano (pode ser adicionado de mel e canela em pó)

* Consuma aliemntos derivados de soja (também ricos em triptofano)

* Prefira uma refeição leve no jantar, cerca de duas horas antes de deitar-se

*  Café, refrigerante e bebidas contendo estimulantes como cafeína devem ser evitadas, pois podem causar agitação

* Beber muita água nas horas anteriores a dormir pode causar a interrupção do sono para ir ao banheiro. É aconselhável esvaziar a bexiga antes de ir dormir

 

OUTRAS DICAS:

 

* Estabeleça um período de quietude aproximadamente 30 minutos antes da hora de dormir; nada de computador, televisão, vídeo game, trabalho, ou outras atividades estressantes. Esse período de quietude pode ajudar a diminuir a taxa metabólica

* Evite usar a cama para outras atividades além de dormir, como ler, trabalhar, etc, isso mantém uma associação entre ir para cama e cair no sono

* Leitura ou outra atividade mental leve geralmente funciona para cair no sono

* Se não conseguir dormir, pode ajudar levantar e fazer alguma atividade leve ou caminhada lenta até sentir-se cansado (cuidado! para algumas pessoas pode causar agitação).

* Atividade física vigorosa pouca antes do horário de dormir pode piorar o sono

* Estresse excessivo e preocupação podem interferir no sono, então, relaxe

* Alguns medicamentos podem causar problemas para dormir, tire suas dúvidas com seu médico ou farmacêutico

* Certifique-se que a posição de dormir é confortável

* E... bom sono!

 

Fonte: www.clinicadenutricao.com.br

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