PUBLICAÇÕES

BENEFÍCIOS DA SALSA E ALECRIM

Pesquisas recentes mostram benefícios de alguns temperos muito utilizados na culinária brasileira. De acordo com pesquisadores da UFRJ, a salsa e o alecrim possuem compostos que ajudam a prevenir doenças e melhorar a saúde de quem consome com frequência estes temperos. 

De acordo com os pesquisadores, a salsa possui poderes diuréticos e ajuda a finar o sangue. Ela pode ajudar a combater um dos males mais comuns da humanidade: as doenças cardiovasculares, que já atingem 30% da população mundial. Ajuda ainda a eliminar o sal retido no organismo.

Além disso, a salsa ajuda a prevenir os trombos, que causam derrames e problemas circulatórios, pois ajuda a inibir a formação de coágulos no sangue. Porém, não é bom ser consumida por gestantes, pois pode provocar sangramentos indesejados.

 

A salsa pode ser consumida ainda em forma de chá:

Pegue um maço de salsa e lave bem. Corte bem picadinho e ponha em uma vasilha com água limpa. Ferva por 10 minutos e deixe esfriar. Coe, ponha em uma jarra com tampa e guarde na geladeira. Beba um copo todos os dias e você vai perceber que o sal e outros venenos acumulados nos rins saem na urina.

Outra descoberta é de que o Alecrim ajuda a combater o vírus da gripe e é muito poderosa contra complicações de saúde dos diabéticos, pois ajuda a reduzir o colesterol total, os triglicerídeos, previne contra a catarata, doenças nos rins e retina, muito comuns em diabéticos.

O alecrim é considerado uma especiaria de grande atividade antioxidante, favorecendo o combate dos radicais livres, que provocam o envelhecimento do corpo.

Além da salsa e do alecrim, outros temperos que não podem faltar na cozinha brasileira é o alho, a cebola, o alho-poró, a sálvia e a hortelã, que possuem compostos bio-ativos que ajudam a combater doenças e promover saúde.

Mas lembre-se, mais importante que a dose destas especiarias é a constância, ou seja, seus efeitos tornam-se mais viáveis com o uso regular, comer um pouquinho a cada dia.

 

Adaptado por: Carolina C. Quintans Gomes

© Qualita Consultoria em Nutrição | Todos os direitos reservados
E-mail: contato@qualitanutricao.com.br
Telefones: 61 3242-3787 || 61 8112-8356