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MARACUJA

               A farinha obtida da casca de maracujá apresenta dois importantes efeitos: reduz as taxas de açúcar no sangue, o que é ótimo para quem tem diabetes, e é um excelente bloqueador de gordura.


               Ela impede que o organismo absorva parte da gordura presente nos alimentos. A substância responsável por esse efeito é a pectina, encontrada em grande quantidade na parte branca da casca da fruta.

 

A farinha não fica atrás, ela tem cerca de 20% dessa fibra. Com a utilização desta farinha na comida você se sente saciada com uma quantidade bem menor de comida.


             A pectina também reduz a velocidade com que o açúcar entra no sangue, quanto mais lento esse processo, menos você sente necessidade de comer a todo o momento.


              Quando chega ao intestino, a pectina bloqueia a absorção da gordura dos alimentos. A fibra presente na farinha de maracujá promove uma desintoxicação no organismo. Ela ajuda a eliminar as toxinas, quando ficam acumuladas, prejudicam o funcionamento dos órgãos e assim desequilibram o metabolismo.


              Para que a pectina tenha o seu efeito é preciso consumir diariamente esta farinha e beber no mínimo 2 litros de água por dia.


              Existem diversas formas de acrescentar no cardápio, pode ser no suco, no iogurte, na salada, na sopa. Utilize 1 colher de sopa nas principais refeições, porém não abuse da gordura e do açúcar.

 

              A farinha de maracujá é fonte de várias vitaminas e minerais entre eles:

Niacina (vitamina B3): atua na produção de hormônios, melhora a ansiedade, ajuda no crescimento das crianças e protege as paredes do estômago.

Ferro: previne anemia.

Cálcio: favorece a contração muscular, fortalece ossos e dentes.

Fósforo: também deixa os ossos fortes, além de melhorar a memória, a oxigenação das células e a circulação

 

RECEITA - FARINHA DA CASCA DE MARACUJÁ

Ingredientes:
• 6 maracujás

• 1 litro de água

• 1colher de vinagre


Modo de preparo:

Lave e mergulhe seis maracujás por 20 minutos numa mistura de água com bicarbonato de sódio (1 colher de sopa por litro) ou vinagre. Volte a passá-los em água corrente. Corte-os ao meio, retire a polpa e guarde para fazer suco. Corte a casca em tirinhas, ponha numa assadeira e asse em forno médio por cerca de 30 minutos ou até que fiquem sequinhas. Espere esfriar. Bata no liquidificador (ou passe no processador) até obter uma farinha. Passe pela peneira e guarde num recipiente limpo e tampado.

 

 

Carolina C. Quintans Gomes – Nutricionista

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