PUBLICAÇÕES

PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS - EXCESSO DE SAL E GORDURA

Produtos industrializados têm sal e gordura em excesso

 

Alimentos industrializados, como sopas instantâneas, pizzas prontas congeladas, salgadinhos, temperos industrializados e embutidos, como salame, contém excesso de sódio, o que não faz nada bem para a saúde.

 

Pesquisa feita pela Universidade de São Paulo (USP) revela que o brasileiro consome cerca de 13 gramas de sal diariamente. Essa quantidade muito acima do indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de no máximo 6 gramas para o adulto, ou uma colher de chá, por dia.

 

Outra pesquisa, feita pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), analisou 30 alimentos industrializados destinados a crianças e detectou teores de açúcar, sal e gorduras acima do ideal. Além disso, alguns apresentaram teores nutricionais acima do descrito na embalagem, o que pode levar o consumidor a exceder sua cota diária de gordura ou sódio. A legislação brasileira tem uma tolerância de até 20% de variação nos valores expressos, mas em alguns casos a discrepância está muito acima do permitido, segundo o Idec.

 

Em alguns produtos que se apresentam como livre de gordura trans também foi detectada a substância. O excesso de sacarose, considerado o pior dos açúcares, foi outro problema apontado pelo instituto.

 

De acordo com os pesquisadores da USP, para adequar o consumo ao longo da vida, o ideal é reduzir o sódio já na infância - o que não tem acontecido com os brasileiros, especialmente pelo excesso de sal e gordura constatado nos lanches direcionados às crianças em pesquisa do Idec. O sal em excesso retém líquido, afeta os rins e leva ao aumento da pressão arterial e, conseqüentemente, à hipertensão. Este mal é responsável por grande parte dos casos de infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral.

 

Além desses fatores, na fase adulta o sedentarismo, o estresse, o tabagismo, o envelhecimento, o excesso de peso e fatores genéticos também contribuem para estas doenças. O ideal é manter uma dieta saudável, rica em frutas e vegetais, e pobre em gorduras. Manter o saleiro à mesa também pode ser um dos vilões, pois instiga a vontade de adicionar o tempero à comida.

Fonte: FOLHA DE LONDRINA – PR

  

Adaptado por: Carolina C. Quintans Gomes

© Qualita Consultoria em Nutrição | Todos os direitos reservados
E-mail: contato@qualitanutricao.com.br
Telefones: 61 3242-3787 || 61 8112-8356