PUBLICAÇÕES

SAÚDE TAMBÉM É COISA DE HOMEM!!!

SAÚDE É COISA DE HOMEM!!!

Por Mário Lima

 

Faça um teste em sua casa! Pergunte a sua mãe qual foi a última vez que ela foi a um médico. Além de responder quando, ela ainda se lembrará da próxima consulta que já está marcada com muita antecedência. Agora faça essa mesma pergunta a seu pai ou a seu avô. É bem capaz de você ouvir: “Sei lá menino, nunca precisei disso, nunca fiquei doente!”

 

Existe um mundo de obstáculos culturais que impedem os homens de freqüentar consultórios médicos. Pensando nesse problema que leva a uma alta taxa de mortalidade de homens adultos, o Ministério da Saúde junto a gestores do SUS, sociedades civis e acadêmicas e agência de cooperação internacional criaram a Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem.

 

“A cada 3 mortes de pessoas adultas, 2 são de homens”. Essa frase dói não é? Mas é uma verdade. Nós homens não cuidamos da própria saúde. Nossos avôs já diziam, “Vou ao médico para que? Pra ele dizer que estou doente?”. Historicamente o homem tem medo de se mostrar vulnerável. Homens estão mais suscetíveis a se envolverem com álcool, cigarro e outras drogas além de serem menos amistosos e se envolverem mais em acidentes de trânsito e em outras situações de violência.

 

Está na hora de mudar essa história. A política foi criada para incentivar a procura aos serviços de atenção básica a saúde pelo homem bem como promover, prevenir, assistir e recuperar a saúde da população masculina. Além de usar de ações programadas nos municípios para incentivar a prática de hábitos maus saudáveis como:

- adoção de uma alimentação mais saudável;

- não fazer o uso de cigarros e evitar o consumo de bebida alcoólica;

- praticar exercícios físicos regularmente

 

O Nutricionista deve estar atendo ao alto índice de obesidade nessa população, que está diretamente associando outras complicações como hipertensão e diabetes. A promoção de uma alimentação saudável deve ter como papel principal contribuir para diminuição desses altos índices na população masculina.

E o que devemos fazer como homens? Bem, gosto primeiro de lembrar a frase que está na descrição do blog. “Saúde é coisa de homem sim”. Precisamos reconhecer nossa vulnerabilidade. Isso pra mim é um sinal maior de masculinidade. Não deixe que o que os outros falam tire de você o melhor da vida! Promovam saúde machaiada!!

 

Quem quiser conhecer mais sobre a política acesse: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/politica_nacional_homem.pdf

 

Fonte: http://marioflalima.blogspot.com/

© Qualita Consultoria em Nutrição | Todos os direitos reservados
E-mail: contato@qualitanutricao.com.br
Telefones: 61 3242-3787 || 61 8112-8356