PUBLICAÇÕES

CUIDE BEM DO SEU RELÓGIO BIOLÓGICO

Cuide bem do seu Relógio Biológico

 

Suíços, japoneses, falsificados, quadrados, redondos, emprestado ou roubado o

Dormir, acordar, comer, amar, trabalhar, descansar e fazer atividade física, tudo é regido por esse relógio sensível à luz do dia. Sendo assim, no período na manhã estamos mais dispostos para determinadas tarefas e no final da tarde e início da noite para outras porque o corpo não funciona como, por assim dizer, tivesse uma tomada liga e desliga. Desse modo, para a atividade física o corpo normalmente está mais apto justamente nesses períodos. O horário do meio da tarde é o menos indicado à atividade física onde o corpo reduz alguns elementos químicos importantes para melhor processar a digestão. Que bom seria se todas as pessoas pudessem desfrutar da soneca após o almoço que é uma necessidade fisiológica.

Outro fato que leva as pessoas preferirem o turno da manhã são os compromissos de trabalho. Normalmente relatam que se sentem mais dispostas para o resto do dia além de determinadas funções também exigirem treinos de manhã como, por exemplo, empresários, médicos entre outros profissionais que uma vez no trabalho não sabem a que horas estarão disponíveis para outros compromissos.

Pesquisas mostram que o sistema cardiovascular por estar mais apto pela manhã sugere a escolha das atividades aeróbias nesse período. Já a força e a flexibilidade melhoram à tarde. Baseado nisso atletas que treinam em dois períodos seguem essa rotina e a galera da malhação também acusa se sentir bem na musculação à noite.

Assim como o relógio de pulso precisa de cuidados o biológico também precisa de manutenção bastando cuidarmos da nossa saúde fazendo atividade física de modo regular com moderação respeitando os limites do corpo em cada idade. Escolhendo melhor os alimentos sem tabus. Evitando o fumo, as drogas, os abusos do álcool, dormindo e acordando cedo. Trabalhando o suficiente para nosso sustento e o da família com amor à profissão procurando ter mais horas de lazer.

A bateria desse relógio é carregada pela nossa energia e vontade de viver. Hipócrates – o pai da Medicina (460 – 367 a.C.) na Grécia afirmava que a vida dos indivíduos dependia da continuidade de o corpo permanecer aquecido por um "calor" que vinha do interior da pessoa. Esse calor é a paixão, o amor pelo semelhante e a vontade de fazer cada vez melhor o que melhor fazemos.

relógio faz parte da nossa vida e nem precisava. O corpo obedece ao que se chama relógio biológico ou biorritmo aumentando e diminuindo a liberação de substâncias químicas que controlam a nossa existência ao longo das 24 horas de acordo com as necessidades orgânicas que vão surgindo ao longo do dia.

Escrito por: Luiz Carlos de Moraes CREF1 RJ 003529 - lcmoraes@compuland.com.br

Fonte: www.copacabanarunnes.net

 

Adaptado por: Carolina C. Quintans Gomes

 

© Qualita Consultoria em Nutrição | Todos os direitos reservados
E-mail: contato@qualitanutricao.com.br
Telefones: 61 3242-3787 || 61 8112-8356