PUBLICAÇÕES

ABACATE

              Antigamente o seu consumo era proibido pelos médicos para obesidade, hipertensão arterial, diabetes, dislipidemias, doenças cardiovasculares e outras patologias que estão associadas ao acúmulo de gordura no organismo, devido à inter-relação entre a alimentação e a origem destas doenças, no entanto atualmente sabe-se que este tabu foi quebrado e que este alimento pode sim favorecer o tratamento dessas e de outras patologias.


Composição do abacate (100g)

Calorias (Kcal)

96 Kcal

Umidade (%)

72 %

Proteínas (g)

1,6g

Lipídios (g)

18,0g

Carboidratos (g)

2,9g

Vitamina C

12 mg


          O abacate é fonte de diversos nutrientes, principalmente os lipídeos, além de contribuir com calorias. Mesmo sem poder ser considerado como fonte protéica, o abacate contém quantidades muito superiores às demais frutas. Na composição lipídica, a quantidade de ácido oléico se destaca no abacate.


         As principais propriedades e benefícios do abacate estão relacionados às vitaminas.
A vitamina C e a vitamina E, que estão presentes no abacate, tornam-no um poderoso antioxidante que combate os radicais livres e protege contra as infecções. A vitamina A, também presente no abacate, auxilia no combate aos problemas de visão e imunidade.


        O abacate possui em sua composição a mesma gordura que encontramos no azeite de oliva. Essa gordura monoinsaturada garante vários benefícios à saúde, pois ela diminui o colesterol ruim que corrompe as artérias e previne as doenças do coração, além de diminuir a concentração de triglicerídeos na corrente sanguínea. O abacate possui também importantes minerais como
potássio, fósforo e ferro - a presença desses minerais no organismo contribui para a manutenção de uma vida saudável.

 

© Qualita Consultoria em Nutrição | Todos os direitos reservados
E-mail: contato@qualitanutricao.com.br
Telefones: 61 3242-3787 || 61 8112-8356