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A IMPORTÂNCIA DO CAFÉ DA MANHÃ

Pesquisadores do mundo inteiro são unânimes em afirmar que o café da manhã (desjejum) tem influência direta na manutenção do peso, no desempenho escolar e no humor das pessoas. Isto se deve aos seguintes fatos já suficientemente comprovados pela comunidade científica: Durante a noite são liberadas, em maior quantidade, substâncias que ajudam na regeneração dos tecidos e na recuperação do organismo.

 

Quando despertamos, o café da manhã é a forma que temos de sinalizar para que o organismo perceba que deve reduzir as substâncias que estavam sendo liberadas à noite e passar a liberar em maior quantidade as substâncias reguladoras do dia que envolvem maior queima calórica e ativação do metabolismo e preparam o organismo para situações que envolvam ação (adrenalina, noradrenalina, etc.), ou seja deixam o organismo alerta.

 

O que é o desjejum?

É a reunião harmônica de alimentos que contenham quantidades ideais dos grupos alimentares: energéticos, reguladores e construtores (carboidratos, proteínas, gorduras, fibras, vitaminas e minerais). Baseado nesta definição devemos ter no desjejum preferencialmente:


Energéticos: Pães, cereais e biscoitos integrais, tapioca, azeite, manteiga;

Reguladores: Frutas e sucos;

Construtores: Peito e blanquet de peru, chester, queijos, ovos, leite, bebidas fermentadas, etc.


O mais importante a ser cumprido em relação ao café da manhã é que ele deve ser consumido, no máximo, até 40 minutos após despertarmos, senão o corpo pode não entendê-lo como café da manhã, e com isso desencadear uma série de efeitos indesejados, como ganho de peso, falta de atenção, mau humor, etc...

 

 :) Mantenha uma alimentação saudável e procure sempre seu nutricionista  :)

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