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ALIMENTAÇÃO NO INVERNO

Alimentação: passe pelo inverno de bem com a balança

 

Resistir à canjica, ao pé de moleque e aos demais quitutes das festas juninas já é difícil, e o clima frio ainda colabora para o aumento do apetite. De acordo com a nutricionista Joana Lucyk, "Com a queda nos termômetros, o hipotálamo ativa o centro da fome, em detrimento do centro da saciedade, porque o organismo necessita de mais calorias para manter a temperatura corporal".

Segundo a nutricionista a produção de serotonina é reduzida quando diminuída a exposição à luz solar e a queda desse neurotransmissor pode aumentar o apetite. "O sol ajuda a liberar a vitamina D, diretamente envolvida na atividade serotoninérgica. Além disso, no inverno a conversão de serotonina no neuro-hormônio melatonina é aumentada, o que contribui para o acréscimo da fome, principalmente por produtos de panificação, doces e chocolates", descreve Joana.

Aliar a alimentação equilibrada à prática de atividade física é determinante para quem não quer pagar o preço do excesso de peso ao final da estação. Aos que resistem vale lembrar que o exercício físico é um importante aliado na termorregulação corporal. Além disso, o clima fresco é mais animador para prática de atividade física do que o calorão do verão.

 

Esquente o paladar

Como as saladas cruas não são tão atraentes no inverno, Dra. Joana recomenda a ingestão daquelas cozidas. Alimentos quentes como sopas, caldos e chás também são uma boa opção, pois esquentam as mucosas por contato. Para quem sente aquela preguicinha no inverno, Joana revela o segredo: "Há compostos que são coadjuvantes na melhora do ânimo. Os mais conhecidos são café, chá verde, chá mate, chá preto, cacau em pó, gengibre e guaraná em pó. Para quem gosta de pimentas, jalapeno e chilli são excelentes. Todos sempre consumidos com moderação. Lembre-se também de oferecer melhores condições ao organismo para a manutenção da temperatura corporal: agasalhe-se bem", finaliza Joana.

Fonte: FOLHA DE LONDRINA – PR

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